Sobre o Grupo >

A evolução

Após sua a primeira apresentação, no Shinnenkai de 2005, o grupo KODON obteve a autorização de continuar seus treinos na sede da APANB.

Em Julho de 2005, o Grupo Kodon foi convidado a realizar sua primeira apresentação fora da capital paraense: o Bon-Odori de Tomé-Açu, cidade a aproximadamente 197 km de Belém. Assim, no dia 23/07/2005, o Kodon iniciou um novo caminho de expansão da cultura japonesa através do Taiko, pelo interior do Estado. A viagem (bastante incômoda por imprevistos de viagem e estradas esburacadas) não atrapalhou o espírito do grupo.

Festival de Bon-Odori de Tomé-Açu 2005 - Kodon

Bon-Odori de Tomé-Açu 2005 – Kodon

Com muito esforço, o grupo se apresentava em eventos relacionados à cultura japonesa, e em alguns eventos passou a ter presença marcada, como a abertura e encerramento da Semana do Japão e o Shinnenkai (festividade de comemoração ao ano novo).

Bon-Odori de Santarém 2006 - Kodon

Bon-Odori de Santarém 2006

Aos poucos o grupo foi evoluindo, e passou a promover oficinas de Taiko, ministradas pelos próprios membros do grupo. Como consequência, esses alunos se integravam ao grupo, de acordo com seus interesses e esforços.

Navio Peace Boat 2006 - BuchiAwase

Navio Peace Boat 2006 – BuchiAwase

Em Dezembro de 2006, o navio internacional Peace Boat veio ao Pará, ficando às margens de Icoaraci, distrito de Belém. No dia 31 de Dezembro de 2006, o Grupo Kodon se apresentou ao público deste navio. Na ocasião, a APANB recebeu a doação de dois Taikos, como sinal de esforço empreendido pelo Kodon.

Manaus 2007 - Câmara de Com. Nipo-Bras. AM (Primeira apresentação fora do estado)

Manaus 2007 – Câmara de Com. Nipo-Bras. AM (Primeira apresentação fora do estado)

As oficinas de Taiko costumavam ter menos de 10 pessoas. Isso mudou após o I Amazônia Matsuri (Setembro de 2007), que, com o apoio da apresentadora do evento, houve uma divulgação mais abrangente da arte. Ao final desse ano, a oficina teve um número recorde de quarenta pessoas inscritas.

Amazônia Matsuri 2007 - Zoku

Amazônia Matsuri 2007 – Zoku

No ano de 2008, o grupo também esteve presente no II Amazônia no Matsuri (em setembro), onde se comemorou os 100 anos de imigração japonesa no Brasil.

Amazônia Matsuri 2008 - Chichibu

Amazônia Matsuri 2008 – Chichibu

O Shinnenkai 2009 iniciou um período importante para o grupo, com 16 integrantes na época. Em 2009, em meio a sucessos e dificuldades, os integrantes acabaram se dispersando. Entretanto, um forte motivo fez a maior parte do grupo se juntar novamente. O Kodon teria que se preparar para os 80 Anos de Comemoração da Imigração Japonesa na Amazônia, tendo a presença do Grupo Kotaro.

Amazônia Matsuri 2009 - Grupo Kotaro e Kodon

Amazônia Matsuri 2009 – Grupo Kotaro e Kodon

Os grupos Kodon e Kotaro fizeram uma bonita apresentação conjunta. Ao final do evento, foi anunciado o apoio financeiro do Consulado do Japão. A APANB seria beneficiada e o projeto principal seria em favor do Taiko.

APANB - Aquisição de instrumentos e reforma da sala de armazenamento do Taiko com a doação do Governo do Japão - 04/Março/2011

APANB – Aquisição de instrumentos e reforma da sala de armazenamento do Taiko com a doação do Governo do Japão – 04/Março/2011

Atualmente, o grupo treina aos sábados na Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira, localizada em Belém. E continua em busca de novos integrantes que sejam talentosos para se unir ao grupo e expandir a arte do Taiko.