Sobre o Grupo >

A origem

O Grupo KODON Amazon Taiko, da Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira, foi originado no ano de 2004, na comemoração dos 75 anos de imigração japonesa na Amazônia, realizada em conjunto com a XVII Semana do Japão. As comemorações foram realizadas no CENTUR, tradicional centro de convenções de Belém do Pará.
Na ocasião, um grupo de Taiko proveniente da província de Yguazu, no Paraguai – o grupo KOTARO, sob liderança dos irmãos Takuma e Yuki Sawasaki – foi convidado a ministrar uma oficina do milenar instrumento japonês de percussão. A oficina teve duração de uma semana e, ao final da mesma, os alunos se apresentaram para o público presente no evento.

Semana do Japão 2004 - Oficina Kotaro

Semana do Japão 2004 – Oficina Kotaro

O grupo KOTARO se apresentou no encerramento do evento, emocionando a todos os presentes no Teatro Margarida Schiwazappa do CENTUR, que estava lotado.

Semana do Japão 2004  - Grupo Kotaro - Arauma Odori

Semana do Japão 2004 – Grupo Kotaro – Arauma Odori

Após o evento, um grupo de oito participantes da oficina resolveu se reunir em torno de um objetivo: constituir um grupo de Taiko em Belém. Após um mês de reuniões e preparativos, o primeiro treino do grupo foi realizado em 15 de Outubro de 2004, na residência de um dos integrantes.

Os bachis (baquetas) utilizados foram cabos de vassoura cortados e os Taikos eram pneus gastos. A necessidade de disponibilizar um shime-daiko para a “marcação auxiliar” das batidas foi sanada no treino seguinte, em que dois integrantes obtiveram uma peça pequena de couro cru e a tensionaram em uma pequena caixa de papelão pentagonal. A performance treinada foi a mesma ensinada pelo grupo KOTARO na Semana do Japão: o Miyake-daiko.

Os treinos foram se revezando nas residências dos integrantes e em locais conseguidos através de acordos com amigos. Com muito esforço, o grupo apresentou, no final do mês de Novembro de 2004, um projeto à Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira (APANB) com as intenções e objetivos assinalados pelo KODON. Tendo-se o aval da diretoria, obteve-se permissão para a primeira apresentação, no evento de comemoração de entrada do ano novo, o Shinnenkai. O mês de Dezembro foi o primeiro mês que os pneus foram deixados de lado para que o grupo sentisse o treino nos Taikos. Para a apresentação, o KODON recebeu a entrada de mais três integrantes.

Shinnenkai 2005 - Primeira Apresentação Grupo Kodon

Shinnenkai 2005 – Primeira Apresentação Grupo Kodon

Curiosidade:
Naquele período de Novembro de 2004, em que os treinos foram se revezando nas residências dos integrantes, e em outros locais, uma escola municipal de ensino foi o palco de uma curiosa história: no segundo treino realizado nesse local, os vizinhos, incomodados com o barulho dos pneus sendo batidos, começaram a jogar pedras em direção do grupo que, com isso, foi notoriamente forçado a se retirar do local. O apedrejamento fez a direção da escola vetar os ensaios seguintes na escola.

Fonte: grupokodon.blogspot.com