Notícias >

Comemorações aos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil

Publicado em 20/Junho/2015

Neste ano de 2015, celebram-se os 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Japão-Brasil e diversos eventos comemorativos estão sendo realizados nos dois países desde Janeiro. Até o final do ano serão mais de 400 eventos oficiais em diversas regiões brasileiras.

O Japão tem com o Brasil uma tradicional relação de amizade e cooperação graças à comunidade nipo-brasileira, além de bem-sucedidos projetos de investimento de capital japonês para o desenvolvimento brasileiro. Acompanhando o rápido desenvolvimento brasileiro, os investimentos das empresas japonesas têm crescido ano a ano, aprimorando ainda mais as relações de amizade e cooperação entre os dois países.

*   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *

Os 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão foi tema da sessão solene realizada nesse dia 01/Junho na Assembleia Legislativa do Pará. A sessão contou com a presença de autoridades do Estado e representantes de famílias imigrantes japonesas.

Assembleia Legislativa do Pará

Assembleia Legislativa do Pará

No plenário com decoração japonesa, a música, a dança e a culinária do Japão também foi apresentada durante a sessão solene, que condecorou 22 pessoas que fazem parte da colônia japonesa no Pará com diplomas de honra ao mérito, além de discursos sobre o Projeto de Lei apresentado que institui o Dia Estadual da Imigração Japonesa.

XIX Feira Pan-Amazônica do Livro

O evento realizado entre os dias 29 de Maio e 07 de Julho no Hangar – Centro de Convenções homenageou o Japão, comemorando os 120 anos do Tratado da Amizade.

Para a cerimônia de abertura da Feira no dia 29/Maio, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz apresentou o repertório em homenagem ao Japão e a Ariano Suassuna. O Coro Vale Música, o grupo de dança Minyon Club e o Grupo Kodon também garantiram as homenagens já no primeiro dia do evento, no Auditório Benedito Nunes.

Abertura da XIX Feira Pan-Amazônica do Livro

Abertura da XIX Feira Pan-Amazônica do Livro

Uma cerimônia comemorativa aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão marcou o segundo dia da Feira Pan-Amazônica do Livro, no auditório Eneida de Morais, no Hangar.

O Grupo Kodon fez uma vibrante apresentação, dando a início à solenidade, que contou com participação do governador do estado do Pará, do Embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, de autoridades estaduais e municipais e de empresas e entidades ligadas à comunidade nipônica, sendo agraciadas pela significativa atuação comercial e contribuição para o fortalecimento da relação entre os dois países com a Medalha da Ordem do Mérito Grão-Pará. Também houve uma cerimônia de Outorga da Condecoração de Primavera 2015 do Governo do Japão, Grau Ordem do Sol Nascente Raios de Ouro e Prata, ao Sr. Noriaki Arai pela sua contribuição na região.

Após as homenagens e entregas de medalhas, houve apresentações culturais dos grupos Minyon Club, Yui, Taiyo e Frutos do Pará.

Solenidade em Comemoração aos 120 Anos do Tratado de Amizade

Solenidade em Comemoração aos 120 Anos do Tratado de Amizade

Solenidade em Comemoração aos 120 Anos do Tratado de Amizade - Grupo Kodon e Minyon Club

Solenidade em Comemoração aos 120 Anos: Grupo Kodon e Minyon Club

Solenidade em Comemoração aos 120 Anos do Tratado de Amizade - Grupo Kodon e Grupo Yui e Taiyo

Solenidade em Comemoração aos 120 Anos: Grupo Kodon, Grupos Yui e Taiyo

A Feira do Livro realizou mais 46 oficinas no decorrer dos dez dias de sua programação. As novidades deste ano foram as oficinas relacionados à cultura japonesa, Bon-Odori, Shuji, Origami, Ikebana, Soroban, Manga, Koto, Bonequinha e o Taiko, que foram organizadas pelo Consulado do Japão em Belém e pela Comissão dos 120 Anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão.

Para ministrar a oficina de Taiko, a organização convidou um representante do Grupo Kodon. Houve instruções básicas sobre o instrumento, explicação breve do histórico do Taiko e divulgação dos grupos de Taiko que atuam em nossa região. A oficina teve um total de 34 pessoas, com apoio de membros do Grupo Kodon, além da presença de integrantes do Grupo Yui Daiko, entre os inscritos.

Oficina de Taiko

Oficina de Taiko

Oficina de Taiko - Grupo Kodon e mais 27 inscritos

Oficina – Grupo Kodon e mais 27 inscritos

Oficina de Bon-Odori

Oficina de Bon-Odori


Os visitantes tiveram uma mostra da cultura japonesa no estande central da Feira, onde o público pode conhecer a cerimônia do chá, demonstrações de ikebana, caligrafia, origami, exposições e atividades vinculadas à cultura do país homenageado, como demonstrações de yukata, Odori e Yosakoi Soran.

A pedido da comissão responsável pelo estande central da Feira, a programação foi reorganizada para incluir as apresentações do Grupo Kodon.

Fontes:

http://www.alepa.pa.gov.br/novoPortal/lerNoticia.php?idN=5856

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=112834

http://www.agenciabelem.com.br/noticias/detalhes/113061

http://www.br.emb-japan.go.jp/embaixador.html

http://facebook.com/OficinaDeBonOdori

http://uruatapera.blogspot.com.br/

http://feiradolivro.pa.gov.br/

Veja também

>> Oficina de Taiko 2016

>> Semana do Japão 2016

>> Semana do Japão do Amapá 2016

>> VIII Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas

>> Semana do Japão 2015

>> Oficina de Taiko 2015

>> XIX Feira Pan-Amazônica do Livro

>> Lançamento do Site grupokodon.com

>> Desfile Hanagasa – Semana do Japão 2014

>> Festival de Bon-Odori de Tomé-Açu 2014