Notícias >

Semana do Japão 2015

Publicado em 01/Setembro/2015

A herança cultural dos 120 Anos de Intercâmbio entre o Japão e o Brasil pode ser verificada no dia-a-dia em diversos formatos. Nos hábitos alimentares, no esporte, nos desenhos animados. O espírito alegre e o coração grande do povo brasileiro combinado ao respeito e à disciplina do povo japonês culminaram numa mistura cultural única. É por este motivo que a Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira (APANB) e o Consulado do Japão realizam a 28ª Semana do Japão, celebrando esses 120 anos de história de amizade, cooperação e integração cultural entre o Brasil e o Japão e não medem esforços para continuar valorizando e promovendo o fortalecimento da amizade entre esses dois povos.

Semana do Japão 2012

16 de Setembro – “Dia Municipal do Imigrante Japonês” e o “Dia da Imigração Japonesa no Pará”

Além dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil, o evento comemora também o “Dia Municipal do Imigrante Japonês” e o “Dia da Imigração Japonesa no Pará”, outorgados por meio da Lei nº 8.758 de 21 de junho de 2010 e da Lei 7.319, de 15 de outubro de 2009, respectivamente. O evento que tem atingido grande sucesso a cada nova edição, atrai todos os anos um número maior de participantes e de visitantes que se estende muito além da comunidade paraense de origem nipônica.

Vasta programação durante a 28ª Semana do Japão

Vasta programação durante a 28ª Semana do Japão

As novidades para este ano são as oficinas de Igô (tabuleiro japonês), Shogui (xadrez japonês) e a demonstração de Furoshiki (arte da embalagem).

No dia 18/Set, haverá a Cerimônia Comemorativa e uma grande festa recheada de shows, exposições, vendas de produtos, comidas típicas japonesas e apresentação de Taiko do Grupo Kodon.

No dia 19/Set, ainda com exposições e venda de comidas típicas, haverá o Desfile da Banda Kotekitai e o Desfile Hanagasa de Dança Japonesa, finalizando com o tradicional Bon-Odori.

Durante o período de uma semana (14 a 17 de Setembro) serão ofertados diversos minicursos e oficinas para aqueles que têm interesse em conhecer um pouco mais sobre a cultura milenar japonesa, com inscrições abertas para Culinária Japonesa, Origami, Ikebana, Soroban, Shuji, Koto, Dança Japonesa, Igô, Shogi e o Taiko. A Oficina de Taiko será no horário de 15h às 16h30 (14 a 17/Set). Sua inscrição, no valor de Quinze reais, pode ser feita na secretaria da APANB.

Quadro de Oficinas e Minicursos

Quadro de Oficinas e Minicursos

Participe desta grande comemoração entre os dias 14 e 19 de setembro, nas dependências da APANB – Associação Pan-Amazônia Nipo-brasileira, localizada na Trav. 14 de Abril, 1128 (Próximo ao Yamada Plaza).

Fonte: Adaptado de www.belem.br.emb-japan.go.jp/pt/atualidades/atual00007.html

Veja também

>> Oficina de Taiko 2016

>> Semana do Japão 2016

>> Semana do Japão do Amapá 2016

>> VIII Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas

>> Comemorações aos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil

>> Oficina de Taiko 2015

>> XIX Feira Pan-Amazônica do Livro

>> Lançamento do Site grupokodon.com

>> Desfile Hanagasa – Semana do Japão 2014

>> Festival de Bon-Odori de Tomé-Açu 2014