Notícias >

Semana do Japão do Amapá 2016

Publicado em 16/Fevereiro/2016

Aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro deste ano, a Semana do Japão do Amapá, com o tema “Diversidade Cultural na Linha do Equador”. O evento foi organizado pelo Consulado do Japão em Belém, Governo do estado do Amapá, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) – com apoio da AMCEL – Associação Nipo-Brasileira do Amapá (ANIBRAP), Colégio InterGenius e Amazônia Típica – e integra a programação de comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade Japão-Brasil.

Durante a cerimônia de abertura do evento, o cônsul principal do Japão em Belém, sr. Masahiko Kobayashi, proferiu palestra com o tema “120 Anos de Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre Japão e Brasil e a Relação Bilateral”. No dia seguinte, a sra. Rosa Kamada apresentou as bolsas de estudo oferecidas pelo governo japonês.

Cônsul principal do Japão em Belém, sr. Masahiko Kobayashi na abertura da Semana do Japão de Amapá

Cônsul principal do Japão em Belém, sr. Masahiko Kobayashi na abertura da Semana do Japão de Amapá

Na abertura, houve apresentações culturais de dança japonesa, apresentada pelas alunas do Colégio InterGenius, e de Taiko, apresentado pelo Grupo Kaminari de Macapá em parceria com dois representantes do Taiko de Belém (Johi Tokugawa e Heder Lee).

Durante os dias 27 e 28 foram realizadas oficinas de Mangá, Ikebana, Taiko, Bon-Odori, Shuji, Origami e Yukata. Houve palestras e oficinas de Shuiji, Dança Japonesa, Mangá, além da oficina de Taiko e apresentações culturais. As atividades foram desenvolvidas no Museu Sacaca.

Apresentação de Taiko de Johi Tokugawa e Heder Lee com o Grupo Kaminari

Apresentação de Taiko de Johi Tokugawa e Heder Lee com o Grupo Kaminari

Johi e Lee, representantes do Taiko de Belém, tiveram momentos de integração proveitosos com o grupo Kaminari de Macapá, que existe há apenas três anos e foi iniciado pela força de vontade da integrante Reiko Yokono, que faz parte do quadro de professores da escola onde o grupo foi formado.

Grupo Kaminari participando da Oficina

Grupo Kaminari participando da Oficina

Sra. Reiko Yokono aprendendo a utilizar o Atarigane

Sra. Reiko Yokono aprendendo a utilizar o Atarigane

Para o dia 27/Jan, estavam programados três momentos de oficina, um pela manhã e dois pela tarde, abertos aos visitantes do evento, em que foi possível mostrar a história do Taiko, os tipos de Taiko, formas de segurar bachi, postura e batidas básicas.

A oficina de Taiko despertou bastante entusiasmo no público em conhecer mais sobre esse instrumento, até mesmo gerando interesse em entrar num grupo no qual pudessem continuar a praticar.

Oficina de Taiko

Oficina de Taiko

Oficina de Taiko

Oficina de Taiko

Texto elaborado por: Johi Tokugawa

Veja também

>> Oficina de Taiko 2016

>> Semana do Japão 2016

>> VIII Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas

>> Semana do Japão 2015

>> Comemorações aos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil

>> Oficina de Taiko 2015

>> XIX Feira Pan-Amazônica do Livro

>> Lançamento do Site grupokodon.com

>> Desfile Hanagasa – Semana do Japão 2014

>> Festival de Bon-Odori de Tomé-Açu 2014